TERMOS E CONDIÇÕES

Todas as imagens captadas e reproduzidas decorrentes do serviço contratado são propriedade de Igor Lage Unipessoal Lda. (Ideias Vintage Fotografia), pertencendo-lhe todos os direitos de autor e conexos das mesmas, ao abrigo do Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos da legislação portuguesa.

As imagens em suporte digital são assinadas digitalmente e não poderão ser copiadas e/ou reproduzidas sem autorização prévia do seu autor.

As imagens em suporte físico não poderão ser copiadas, fotografadas ou reproduzidas para outro fim que não para uso pessoal e privado, sem autorização prévia do seu autor.

No sentido de controlar a qualidade do trabalho produzido, a Ideias Vintage Fotografia reserva o direito exclusivo de recortar, adicionar, retirar, alterar ou modificar de alguma forma as imagens resultantes do serviço fotográfico.

A publicação das imagens na Internet e nas redes sociais apenas é permitida com autorização prévia do seu autor ou com identificação impressa na imagem sob a forma de marca de água e com identificação clara do seu autor, incluindo referência ao webiste oficial: www.ideiasvintage.com.

Nenhum outro equipamento fotográfico ou de vídeo, para além do usado pelo fotógrafo/videografo da Ideias Vintage Fotografia, é permitido no decorrer do serviço contratado.

A Ideias Vintage Fotografia reserva o direito de reproduzir as imagens de quem é proprietária para portefólio, apresentação em estúdio, galerias ou feiras, website, promoção, publicidade, cartazes, concursos, redes sociais, etc, sendo sempre, para o efeito, solicitada autorização aos intervenientes.

A Ideias Vintage Fotografia reserva o direito de não identificar quaisquer páginas ou indivíduos nas suas publicações.

 

1. Objecto

A Ideias Vintage Fotografia obriga-se a realizar a reportagem (de fotografia e/ou de vídeo), do evento contratado, reportagem essa levada a cabo por Igor Lage (fotografia) e Tânia Vilar (vídeo), auxiliados por um assistente.

Os clientes obrigam-se a informar a Ideias Vintage Fotografia de todas as informações necessárias ao pleno cumprimento do evento, nomeadamente mas não só, dos locais, horários e eventuais restrições à captação de imagens em função das características do local ou dos intervenientes.

Os clientes obrigam-se a disponibilizar à Ideias Vintage Fotografia todos os temas musicais/audiovisuais que pretendam incluir na edição vídeo, sendo da sua exclusiva responsabilidade a obtenção da necessária autorização por parte dos titulares dos direitos de autor relativos aos mesmos e/ou o pagamento de taxas eventualmente devidas.

 

2. Despesas

As despesas de deslocação da Ideias Vintage Fotografia e/ou dos técnicos necessários à realização dos serviços acordados serão da responsabilidade daquele, desde que o serviço realizado não ultrapasse a Área Metropolitana do Porto.

As refeições dos técnicos presentes no evento serão garantidas pelos clientes (pelo menos 1 refeição quente), a partir do momento que o serviço ultrapasse as 6 horas de duração.

 

3. Autonomia artística, estética e técnica

A Ideias Vintage Fotografia prestará o seu serviço com total autonomia artística e técnica, sendo a criação, design e estética do álbum fotográfico e da reportagem de fotografia/vídeo da sua exclusiva responsabilidade, embora o cliente tenha a liberdade para sugerir alguns momentos e/ou pessoas que devam constar nos mesmos.

A Ideias Vintage Fotografia tem a liberdade para escolher os meios técnicos que julgue adequados ao cumprimento do contrato.

 

4. Entrega e prazos de execução

O número de fotografias estará sempre dependente da sessão/pack escolhido para o serviço fotográfico em questão.

A Ideias Vintage Fotografia obriga-se a entregar a pen drive com as fotografias e vídeo no prazo de 6 meses após os clientes enviarem toda a informação fundamental para o desenvolvimento do trabalho (por exemplo a seleccção das imagens para o álbum, músicas e textos para o vídeo, entre outros).

(Os prazos acima indicados poderão sofrer alterações no caso de trabalhos realizados em período pré-férias ou em épocas de elevado volume de trabalho como por exemplo os meses de Julho, Agosto, Novembro e Dezembro. Neste caso os prazos de entrega poderão ser de 4-5 meses no caso de sessões fotográficas, e de 6-8 meses no caso dos eventos).

A Ideias Vintage Fotografia obriga-se a apresentar as provas do álbum no prazo de 15 dias após a entrega da pen drive com as fotografias.

Os clientes podem solicitar alterações às provas apresentadas, sobretudo considerando os momentos e/ou pessoas que pretendam ver retratados, desde que as alterações não ponham em causa a liberdade artística da Ideias Vintage Fotografia.

No caso do parágrafo anterior, a Ideias Vintage Fotografia disporá de mais 1 mês para introduzir as alterações solicitadas.

Aprovadas pelos clientes as provas finais, e estando as mesmas de acordo com o solicitado por estes, a Ideias Vintage Fotografia compromete-se a entregar o produto final, nomeadamente o álbum no prazo de 1 mês após a referida aprovação.

Caso, por questões técnicas decorrentes do trabalho ou das alterações sugeridas e não previsíveis anteriormente, a Ideias Vintage Fotografia poderá aumentar os prazos acima referidas para o dobro.

Aquando da comunicação de que o trabalho fotográfico está pronto para levantamento, existirão 5 dias úteis para o seu levantamento no estúdio da Ideias Vintage Fotografia. Terminado este prazo, a Ideias Vintage Fotografia não se responsabilizará por nenhum dano existente nos produtos associados ao trabalho fotográfico (por exemplo: fotografias danificadas, álbuns digitais danificados, pen drive danificada, entre outros).

A Ideias Vintage Fotografia não entrega, em qualquer caso, negativos originais das fotografias/vídeo ou fotografias/vídeo sem tratamento básico. As imagens ou vídeo que lhe serão entregues são as que se encontram incluídas na sessão/pack que escolheu.

Outros tratamentos e edições poderão ser solicitados, e terão um custo associado, que será calculado mediante pedido específico.

Reservamos o direito de recusar pedidos específicos de tratamento e edição de imagem se entendermos que não se adequa ao nosso perfil de fotografia ou se entendermos estar fora do nosso leque de capacidades.

 

5. Direitos de imagem

Considerando o tipo de evento em causa, presume-se que os intervenientes e convidados têm consciência de que será realizada uma reportagem fotográfica e de vídeo e que autorizam tacitamente a recolha e utilização quer das suas próprias imagens, quer das imagens dos menores presentes e em relação aos quais são titulares das responsabilidades parentais.

É da exclusiva responsabilidade dos clientes informar a Ideias Vintage Fotografia da oposição de recolha e/ou utilização da imagem por parte de algum dos intervenientes ou convidados do evento.

 

6. Direitos de autor

O direito de reproduzir, difundir e de alienar o objecto das presentes condições gerais, em especial as fotografias decorrentes da reportagem fotográfica realizada (incluídos as que puderem ser consideradas retratos), cabe em exclusivo à Ideias Vintage Fotografia, autor das mesmas.

A Ideias Vintage Fotografia poderá entregar aos clientes as fotografias da reportagem que ache relevantes e que considere necessárias, em ficheiro de alta resolução, mas tal facto não implica a transmissão a estes dos direitos autorais.

Caso os clientes pretendam adquirir os direitos de autor referidos anteriormente, com a aquisição das respectivas fotografias e, dessa forma, poderem imprimir e/ou reproduzir livremente as fotografias decorrentes da reportagem realizada pela Ideias Vintage Fotografia, ficam obrigados ao pagamento a este da quantia de 150 euros por cada fotografia, que acrescerá ao preço total acordado pelo total do evento contratado.

A aquisição referida no parágrafo anterior não põe em causa a autoria moral das fotografias, não podendo os clientes ou qualquer outra pessoa se arrogar da autoria das mesmas, nem imprimir as fotografias sem a referência ao seu autor.

 

7. Autorização de utilização

Os clientes autorizam expressamente a Ideias Vintage Fotografia a expor e divulgar o resultado da reportagem objecto das presentes condições gerais, para efeitos de divulgação do seu trabalho, apresentação de portfolio, exposições, concursos de fotografia ou sempre que a fotografia tenha relevância pública ou cultural.

A autorização acima referida abrange a autorização para divulgação das fotografias ou excertos da reportagem vídeo nas redes sociais da Ideias Vintage Fotografia.

 

8. Denúncia das condições gerais

As presentes condições gerais podem ser denunciadas livremente por ambas as partes, independentemente da existência de justa causa de resolução, por carta registada com aviso de recepção remetida para a morada da Ideias Vintage Fotografia.

Caso as condições gerais sejam denunciadas pela Ideias Vintage Fotografia, sem que se verifique justa causa de resolução imputável aos clientes, aquela compromete-se a devolver a estes todas as quantias já recebidas até à data.

Caso as condições gerais sejam denunciadas pelos clientes, sem que se verifique justa causa de resolução imputável à Ideias Vintage Fotografia, esta fará seus os valores pagos até à data.

Nos casos previstos nos parágrafos anteriores, e caso já se tenha realizado o evento objecto da reportagem, as partes poderão acordar a aquisição pelos clientes dos negativos mediante o pagamento de um valor a acordar pelas partes.

Os serviços fotográficos podem ser reagendados (no caso das sessões fotográficas) em caso de impedimento por ferimento ou doença. Se necessitar de remarcar a sua sessão fotográfica, agradecemos que nos contacte o mais breve quanto possível.

Caso suspeite que não reúne as condições de saúde necessárias para realizar a sessão, a melhor solução é remarcar a sessão para outra altura.

Não será solicitado nenhum tipo de pagamento em caso de reagendamento por motivos de doença, desde que sejamos informados antecipadamente, no caso das sessões fotográficas. No entanto, caso a sessão fotográfica venha a ser alterada no próprio dia, a Ideias Vintage Fotografia reserva o direito da não devolução do sinal.

Em caso de cancelamento da sessão fotográfica de forma indeterminada, será cobrado o valor da sinalização/pagamento efectuado até ao momento. Quando existe uma sessão fotográfica incluída em algum serviço (por exemplo sessão de solteiros/love the dress) e esta não é agendada atempadamente, a Ideias Vintage Fotografia reserva-se no direito de não efectuar a sessão fotográfica e não fazer nenhuma devolução/compensação devido ao seu não agendamento.

Em caso de cancelamento de um serviço fotográfico (por exemplo batizado/comunhão/casamento) será cobrado o valor da sinalização/pagamento efectuado até ao momento e não existirá direito a nenhuma devolução.

 

9. Defeitos e reclamações

Após entrega do produto final, considerando aqui o álbum fotográfico, os clientes podem reclamar de eventuais defeitos do mesmo ou desconformidade com o acordado nas provas finais no prazo de 1 semana.

Decorrido o prazo acima estabelecido, considera-se que os clientes aceitam o produto final e consideram que o mesmo corresponde ao pretendido nas presentes condições gerais.

Caso os clientes apresentem alguma reclamação após o prazo acima referido a mesma só será atendida e dará direito à rectificação ou indemnização se aqueles provarem que o defeito ou desconformidade não era identificável no período referido no primeiro parágrafo.

 

10. Dados pessoais

A Ideias Vintage Fotografia declara que procede à recolha dos dados pessoais dos clientes, necessários ao cumprimento das condições gerais e das obrigações legais a que se encontra obrigado, nomeadamente identificação dos clientes, números de telefone ou telemóvel, endereço de e-mail, locais de realização dos eventos e moradas, números de identificação e fiscais, e os decorrentes da recolha das imagens e de voz, obrigando-se a utilizá-los apenas para os objectivos para os quais os mesmos foram recolhidos.

Os dados pessoais a cuja conservação a Ideias Vintage Fotografia está obrigada para cumprimento das obrigações legais serão preservados pelo prazo estabelecido na lei.

A Ideias Vintage Fotografia é a responsável pelo tratamento dos dados pessoais, podendo os clientes solicitar-lhe a qualquer altura, através do e-mail, informação sobre o tratamento dos seus dados pessoais, a sua rectificação, a eliminação dos dados cuja conservação não seja necessária para o cumprimento das condições gerais ou de obrigações legais.

Os dados pessoais dos clientes poderão ser divulgados a entidades que prestem serviços à Ideias Vintage Fotografia, nomeadamente profissionais de imagem que, não sendo trabalhadores por conta deste, colaborem nas reportagens, quer na recolha das imagens, quer na edição das mesmas, bem como a profissionais que se dediquem à impressão e tratamento do material fotográfico, como fotografias e álbuns.

Os dados pessoais dos clientes poderão ainda ser divulgados aos profissionais contratados pela Ideias Vintage Fotografia para tratamento da sua contabilidade, bem como às autoridades fiscais e outras entidades com competências inspectivas.

Os clientes poderão apresentar a competente reclamação junto da Comissão Nacional de Protecção de Dados ou do Tribunal competente sempre que entenderem que se verificou uma violação na forma como os seus dados foram tratados ou que a Ideias Vintage Fotografia não cumpriu com os deveres que lhe são legalmente impostos nesta matéria.

 

11. Consentimento para utilização de dados pessoais

Os clientes autorizam expressamente que, após a conclusão do trabalho contratado, a Ideias Vintage Fotografia utilize a sua identificação, números de contacto, endereço de e-mail e contactos nas redes sociais para divulgação do seu trabalho, publicidade e campanhas de marketing, através de simples mensagens de texto, folhetos de publicidade e/ou informativos ou de newsletters, mediante o envio de mensagens de telemóvel ou pelas redes sociais e de e-mails.

Os clientes poderão retirar a autorização concedida no parágrafo anterior através de e-mail, remetendo para o endereço electrónico geral@ideiasvintage.com.

Os dados pessoais referidos cuja preservação não seja exigida por lei serão conservados enquanto tiverem utilidade para a Ideias Vintage Fotografia, dentro dos limites de utilização aqui consentida, ou até que os seus titulares exijam a sua eliminação.

Considerando o previsto nos direitos de autor, a Ideias Vintage Fotografia manterá em arquivo os ficheiros da respectiva reportagem pelo prazo de 3 meses após a entrega do trabalho final, a não ser que os clientes solicitem por escrito que a Ideias Vintage Fotografia mantenha aqueles elementos em arquivo por um prazo superior (o estender do prazo em questão carece de um pagamento extra, a informar no acto do pedido) ou até que os mesmos solicitem a sua eliminação. Após esse prazo, os ficheiros serão apagados por imposição legal (a não ser que se trate de uma fotografia ou trabalho com relevância artística).

No caso previsto ainda nos direitos de autor, e após entrega dos ficheiros aos clientes, a Ideias Vintage Fotografia procederá à eliminação de todos os dados pessoais cuja conservação não seja obrigatória por lei e dos ficheiros e/ou negativos que contenham dados pessoais no prazo de 3 meses após a entrega do trabalho final.

Considerando a autorização de utilização das presentes condições gerais, os dados pessoais contidos no produto cuja divulgação e utilização é autorizada não são eliminados enquanto os clientes não retirarem expressamente a autorização em causa.

A Ideias Vintage Fotografia não é obrigada a eliminar (ainda que os clientes o solicitem) podendo divulgar, publicitar e utilizar as fotografias que, ao abrigo do Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, sejam consideradas Obras de Arte, acordando desde já as partes que serão obras de arte, nomeadamente mas não só, as fotografias que venham a ser escolhidas por entidades terceiras para integrar exposições ou concursos de fotografias ou que venham a ser objecto de algum reconhecimento ou menção honrosa por júris ou entidades relacionadas com a actividade.

 

12. Atrasos

Todos os serviços fotográficos prestados pela Ideias Vintage Fotografia têm um tempo limite de execução, pelo que damos bastante relevância ao cumprimento de horários, de forma a não prejudicar o seu serviço fotográfico e/ou o nosso trabalho com outros clientes.

Dessa forma, não podemos permitir atrasos superiores a 15 minutos após o horário pré-estabelecido, pois caso contrário estaremos a ter gastos supérfluos e/ou a prejudicar outros serviços fotográficos.

Assim, informamos que possíveis atrasos para qualquer serviço fotográfico, terá reflexos na sua duração, e consequentemente no número de cenários, composições, e número de fotografias tiradas.

 

13. Responsabilidade

A Ideias Vintage Fotografia não será responsável pela perda ou deterioração dos registos da reportagem acordada, que impeça a conclusão do trabalho ou obrigue a um trabalho de qualidade inferior ao acordado, desde que tal facto não lhe possa ser imputável a título de má-fé, considerando-se todas as restantes situações como riscos inerentes à actividade.

 

14.Formas de pagamento

Todos os nossos serviços fotográficos carecem de uma sinalização, que dependendo do serviço contratado pode ter valores diferenciados. Será informado sobre todos os pormenores atempadamente. Aceitamos os pagamentos em numerário e/ou transferência bancária.

 

15. Envio de encomendas

Uma vez realizada a encomenda e validado o seu pagamento, os produtos chegarão dentro de 10 a 15 dias úteis, dependendo do produto seleccionado e do local onde será feita a entrega.

A Ideias Vintage Fotografia envia para todo o mundo. Entre em contacto connosco para mais informações sobre o envio de produtos para fora do nosso país.

Quaisquer direitos, taxas e impostos que se apliquem deverão ser pagos pelo destinatário no momento da entrega. Para os endereços em locais mais distantes, por favor, adicione um tempo adicional para a entrega.

 

16. Método de pagamento de encomendas

Ao fazer uma encomenda à Ideias Vintage Fotografia toma conhecimento que a empresa reserva o direito de cobrar pelos serviços que presta e alterar as tarifas que apresenta sem qualquer aviso prévio.

Ao utilizar os serviços ficará responsável pelo pagamento de quaisquer taxas aplicáveis.

O pagamento deverá ser efectuado por meio de transferência bancária ou directamente no nosso estúdio em numerário. Informe-nos atempadamente acerca da sua preferência.

Para fazer encomendas deverá possuir pelo menos 18 anos ou a respectiva idade de maioridade aplicável no seu país.

Concorda em suportar todas as despesas relacionadas com as suas encomendas e compras (incluindo quaisquer taxas impostas que poderão não estar limitadas a vendas, utilização ou IVA) às taxas em vigor na altura do pagamento. A Ideias Vintage Fotografia poderá cobrar automaticamente taxas de envio para direcções dentro de jurisdições em que sejam obrigatórias. Quando encomenda produtos para entrega fora do país poderão estar sujeitas a impostos e taxas que são cobradas quando os produtos chegam ao seu destino. Uma vez que as taxas alfandegárias variam de país para país, deverá contactar os serviços da alfândega do seu país para obter mais informações.

Tenha ainda em atenção que é considerado o importador e deverá cumprir todas as leis e regulamentos do seu país.

 

17. Reembolsos e devoluções

17.1. Sessões fotográficas

Trabalhamos sempre com afinco e dedicação para poder fornecer o melhor serviço possível durante as sessões fotográficas que realizamos.

A Ideias Vintage Fotografia não assume responsabilidade de falta de qualidade das fotografias provenientes de sessões fotográficas realizadas com bebés sonolentos ou irritados, crianças que não colaborem e/ou adultos que não cooperem com a sessão em questão. Caso não fique satisfeito com as fotografias conseguidas, e a causa identificada seja uma destas, a Ideias Vintage Fotografia reserva-se ao direito de repetir ou não a sessão fotográfica e não efectuamos qualquer tipo de reembolso ou compensação.

Caso a falta de qualidade nas fotografias se deva a alguma falha no equipamento, falhas técnicas ou atraso do fotógrafo, a Ideias Vintage Fotografia oferece a possibilidade de repetir a sessão fotográfica, não havendo a possibilidade de reembolso ou compensação.

A Ideias Vintage garante a conservação dos ficheiros por um período de 3 meses após a data da sua sessão fotográfica. Ao fim de 3 meses os ficheiros são transportados para arquivo, não sendo a Ideias Vintage Fotografia responsável por quaisquer danos ou perdas que possam acontecer neste processo. Neste tipo de situação não efectuamos qualquer tipo de reembolso ou compensação.

17.2. Eventos

Trabalhamos sempre com afinco e dedicação para poder fornecer o melhor serviço possível durante os serviços fotográficos que realizamos, e a nossa preparação é feita sempre com o máximo cuidado e detalhe principalmente no que toca à fotografia de eventos únicos que não se podem repetir.

Caso seja detectada falta de qualidade nas fotografias proveniente de causas humanas, ou do atraso do fotógrafo, a Ideias Vintage Fotografia oferece a possibilidade de reembolso ou compensação.

Na eventualidade de haver perdas ou danos provenientes de falha de equipamento, acidentes provocados por motivos alheios ao fotógrafo, a Ideias Vintage Fotografia oferece a possibilidade de reembolso, mas não efectuamos qualquer tipo de compensação.

A Ideias Vintage Fotografia garante a conservação dos ficheiros por um período de 10 meses após a data do evento. Caso a sua selecção de prolongue por mais tempo, não podemos assegurar que estes se encontrem em perfeito estado de conservação, e a entrega das fotografias pode ficar comprometida.

Ao fim de 10 meses os ficheiros são transportados para arquivo, não sendo a Ideias Vintage Fotografia responsável por quaisquer danos ou perdas que possam acontecer neste processo. Neste tipo de situação não efectuamos qualquer tipo de reembolso ou compensação.

17.3. Produtos

A Ideias Vintage Fotografia garante a qualidade dos produtos que fornece. Dentro da cadeia de produção existem diversas etapas de controlo de qualidade. Contudo, devido à natureza artesanal dos produtos que fornecemos, poderão existir pequenas variações na cor dos materiais e manufatura do produto que são consideradas como a personalidade individual de cada um deles.

Na remota hipótese da sua encomenda chegar danificada ou com um defeito de fabrico, contacte-nos no dia útil seguinte à recepção da mesma com uma fotografia do defeito detectado, para podermos analisar e contactar de imediato os nossos fornecedores.

Após a encomenda ter sido efectuada, devido ao elevado grau de personalização dos produtos, a Ideias Vintage Fotografia não poderá cancelar o pedido e/ou restituir o valor despendido, e com excepção dos casos expressamente descritos nesta política de Reembolsos e Devoluções (isto é, o seu produto chegar danificado ou com defeito de fabrico) não podemos aceitar Devoluções.

Tenha em atenção que cada produto encomendado à nossa empresa é individualmente produzido por distintos equipamentos. Poderão existir ligeiras diferenças entre diferentes impressões e encadernação do mesmo produto.

A responsabilidade da Ideias Vintage Fotografia resume-se à substituição do produto danificado, não havendo lugar a qualquer indemnização ou compensação por eventuais danos colaterais.